Tel: +55 11 5904-2881 - Whatsapp: +55 11 97572-1403

Capítulo Brasileiro da Internacional Association for the Study of Pain - IASP


Dúvidas Frequentes

1 - Sinto dores abdominais como se o meu estomago tivesse uma pedra. O que pode ser? Às vezes sinto cólicas intestinais.

+ Clique para ler a resposta

2 - Tenho dores de cabeça todo final de tarde, e não descubro o motivo. Isso acontece há muito tempo. Na minha adolescência me alimentava muito mal e ai eu achava que podia ser o motivo, porém, hoje me alimento bem e as dores continuam, e o interessante é que é sempre no fim do dia. Gostaria de uma explicação.

+ Clique para ler a resposta

3 - Gostaria de saber o que pode ser a terrível dor de cabeça que sinto? Ela fica sempre do lado esquerdo e parece que vai estourar o meu ouvido, depois da uma sensação de inchaço em meu rosto, e até os ossos doem, mas só do lado esquerdo! O que pode ser?

+ Clique para ler a resposta

4 - O que seria dor nas juntas só do dedo médio e dedão e nos ombros?

+ Clique para ler a resposta

5 - Tenho muitas dores nas minhas pernas, são dores internas, queimando, e às vezes parece que piso em falso, o que será?

+ Clique para ler a resposta

6 - Sentir dores de cabeça todos os dias não é normal, mas quando se tem sinusite isto pode ocorrer ou não? Ou só vai atacar se tomar algo gelado?

+ Clique para ler a resposta

7 - Minha mãe sofre de fibromialgia, há quase 10 anos, ela já fez vários tratamentos, como, por exemplo, ser internada para tomar medicação para dor por 3 dias ininterruptos. Enfim, hoje ela achou um médico que trata de suas crises de dor com aplicações de enzimas diretamente na dor, injeções no coro cabeludo, costas, lombares, pescoço e corpo todo isso há de resolver ou não é indicado para fibromialgia?

+ Clique para ler a resposta

8 - Quando estamos estressados sentimos dor? As mais comuns: dor de cabeça ou dores lombares. Por quê?

+ Clique para ler a resposta

9 - Meu marido tem 53 anos e nos últimos tempos ele se queixa de dores musculares e dormência nos membros e às vezes só de um lado. Ele tem histórico de pressão alta e diabetes.

+ Clique para ler a resposta

10 - Tenho uma dor de cabeça no início e no término da menstruação. É uma dor horrível, muito forte. Pode ter algo haver com o estado emocional? O que pode estar causando essa dor?

+ Clique para ler a resposta

11 - Tenho enxaqueca constante. Sinto, às vezes, como se tivesse vazando algo dentro da cabeça, uma dor como se tivesse espetando um alfinete. O que pode ser?

+ Clique para ler a resposta

12 - Gostaria de saber qual o papel da dor em nosso organismo. Eu tenho bastante dor de cólica, e dores abdominais mesmo fora do período menstrual e queria saber se essa dor pode ser um alerta de que algo vai mal.

+ Clique para ler a resposta

13 - Tenho histórico de enxaqueca na família, é durante meu período de adolescência sofria dor de cabeça todos os dias, não era uma dor como enxaqueca, mais incomodava bastante, tem alguma ligação entre minha dor de cabeça e o fato de minha família (materna) ter esse problema? Corro risco de desencadear esse problema também? O que fazer pra evitar?

+ Clique para ler a resposta

14 - Normal sentir um pouco de dor na mama no período pré-menstrual?

+ Clique para ler a resposta

15 - Sou estudante de Enfermagem, e tenho uma grande duvida sobre dor, já pesquisei em literaturas, mais não obtive o resultado esperado. Minha mãe tem 52 anos e sente muita dor de cabeça, ela já fez uma cirurgia de deslocamento da retina (foi a única pela qual ela se submeteu), mas antes disso ela já sentia essas dores, também já fez vários exames complementares imagiológicos e não foi detectado nada, ela usa óculos, e faz tratamento há 5 anos por causa desse deslocamento na retina. Minha mãe também é viciada em ACETILSALICÍLICO, para o alívio da dor, e de nada serve. Por favor, me informe a conduta certa para que minha mãe não mais sinta essas dores de cabeça pela qual ela sofre há anos!

+ Clique para ler a resposta

16 - Sinto constantes dores de cabeça, sem falar nas constantes dores nas pernas. Fui ao oftalmologista para saber se as dores de cabeça eram em consequência de algum problema de visão, nada foi detectado, tenho perfeita visão. O mesmo recomendou que eu procurasse um clínico, ou um neurologista, ainda não os procurei. Queria saber o que esteja causando isso?

+ Clique para ler a resposta

17 - Há mais de quinze anos convivo com enxaqueca mensal que foi diagnostica como problemas relacionados aos hormônios, sempre que vou ao médico ginecologista ou neurologista me dizem que devo conviver com esta dor, o que é difícil, pois a cada mês as dores se intensificam e surgem novos sintomas, como dor de estomago e náuseas, tonturas e tremores. O que devo fazer já que nunca me foi solicitado um exame mais aprofundado, como talvez uma tomografia?

+ Clique para ler a resposta

18 - Sinto dor intensa nos ombros que se estende pelos braços, me incomoda até pra dormir, o que pode ser?

+ Clique para ler a resposta

19 - Tenho escoliartrose dorsal, sinto muitas dores nas costas, no pescoço, muitas vezes só de um lado da cabeça, uma dor assim de pontada, quando dobro o pescoço e coloco o queixo no meu corpo, sinto um barulho, como um chiado, tipo amassando folhas secas no meu pescoço, acontece também quando dobro o joelho. Vou sempre ao ortopedista ele passa cálcio, alendronato, mas não posso fazer tarefas de casa, pegar peso, fico toda cheia de dor, os dedos dos pés e mãos dormentes, gostaria de saber se é bom que eu procure um reumatologista e se esse profissional trata melhor o meu problema e o que faço para amenizar as dores nas articulações quando elas aparecerem.

+ Clique para ler a resposta

20 - Gostaria de saber sobre as dores nas mãos. São tipo uma dormência que atinge as mãos de vez em quando. As tenho mais quando estou com pressa ou ansiosa. Tem algum medicamento, alongamento?

+ Clique para ler a resposta

21 - Tenho 48 anos, e sinto dores nos seios que me incomodam muito. Não menstruo mais (fiz uma histerectomia há 4 anos atrás). Fui ao médico e ele me passou exames de mamografia e ultrasonografia, porém, não consegui fazer a mamografia, mas fiz a ultrasonografia, voltei ao médico que me fez exame de toque mamaria, e não sentiu nenhum caroço mamário, ele me receitou medicação por 2 meses, já cumpri o tempo determinado, mas as dores não param. O que devo fazer?

+ Clique para ler a resposta

22 - Tenho uma dor tensa no pescoço puxando pra os ombros todos os dias, aparece quando fico nervosa e quando faço tudo apressada. O que pode ser?

+ Clique para ler a resposta

23 - Gostaria de saber o que significa ter sempre dores no peito. Principalmente quando sinto raiva.

+ Clique para ler a resposta

24 - Existem milhares de dor, mas vi a dor que minha mãe sentiu e sente até hoje ao perder o filho (meu irmão), a medicina não desenvolveu nada específico para este caso, né é? Pode parecer uma pergunta boba. Fale um pouco sobre isto, gostaria de saber a sua opinião.

+ Clique para ler a resposta

25 - Uns 10 dias antes de menstruar, fico inchada e sinto dor de cabeça forte, dor nos seios, pernas, fico muito chata. Não tenho filhos. Existe algo para amenizar esses sintomas?

+ Clique para ler a resposta

26 - Tenho muita dor no joelho, não consigo mais andar 150 metros que já fico puxando a perna e o inchaço começa. Quanto ao braço, tenho muito devido a uma tendinite, devido há muitos anos de trabalho. Queria saber se tem cirurgia para resolver o meu problema.

+ Clique para ler a resposta

27 - Sou uma idosa muito ativa, trabalho como se tivesse 50 anos, nunca parei de trabalhar, só que, todo o meu problema é com dores nas pernas, acho que vem do nervo ciático. Não tenho varizes, frequento academia diariamente, antes doíam mais. Já tomei corticóide e foi horrível, fiquei inútil. Passei a frequentar academia e tudo mudou, mas as dores continuam, preciso de ajuda para continuar ativa.

+ Clique para ler a resposta

28 - Em janeiro deste ano, escorreguei na escada e bati o quadril de lado (no lado esquerdo). Desde então, às vezes, tenho dores em cima do quadril e nas pernas, sempre do lado esquerdo. Gostaria de saber se as dores estão relacionadas ao tombo.

+ Clique para ler a resposta

29 - Quando passo da hora de almoçar, sinto dor de cabeça, isso é normal?

+ Clique para ler a resposta

30 - Sinto há vários anos fortes dores de cabeça, fiz uma tomografia há poucos dias, e não mostrou nada grave, ou seja, deu tudo normal. Porém, me trato de depressão há 7 anos, tomo medicação controlada. Gostaria de saber a sua opinião, o que pode ser essa dor?

+ Clique para ler a resposta

31 – Ultimamente, tenho apresentado muitas dores de cabeça, meu médico disse que é um inicio de enxaqueca, estava tomando o remédio, mas não ajudou muito. Essa minha dor é muito forte, quando dói, se abaixo a cabeça, quando volto parece estar tudo solto lá dentro e dói muito, e normalmente nessas crises fico com ânsia e também tontura. O que pode ser? Será que pode ser labirintite?

+ Clique para ler a resposta

32 - Já fiz vários exames, ecografia de abdômen, exames de sangue, todos deram normais, porém, tenho uma dor na parte baixa do abdômen quase que diariamente, podem ser gases ou muscular, falta de mais exercício físico?

+ Clique para ler a resposta

33 - Todos os dias, ou quase todos, ao anoitecer sinto dores na cabeça, mas precisamente na nuca, atrás dos olhos, e às vezes, ao olhar para cima ou abaixar a cabeça, sinto tonturas. Pode ser enxaqueca, ou labirintite, tenho casos das duas doenças na família.

+ Clique para ler a resposta

34 - Tenho muitas dores no ombro esquerdo. Fiz ultrassom e acusou uma pequena inflamação da bursa. O exercício físico, dosado, pode aliviar as dores ou ao contrário, devemos imobilizá-lo e ficar tomando os antiinflamatórios?

+ Clique para ler a resposta

35 – Tenho muitas dores pelo corpo todo, um ortopedista me disse que poderia ser fibromialgia, pois todos os exames que faço estão normais. Sinto-me muito cansada devido às dores que tenho. Será que pode ser depressão? O que devo fazer? Preciso de ajuda para encontrar uma explicação para tanta dor.

+ Clique para ler a resposta

36 - Estou acima do peso, tenho dor nas juntas, principalmente do quadril para baixo, também tenho esporão de calcâneo. Foi diagnosticado fibromialgia. Para estas dores, foi receitada medicação controlada que tomo há vários anos, se deixo de tomar por uma semana as dores voltam. Não acho legal ficar tomando este medicamento a vida toda, o que é possível fazer?

+ Clique para ler a resposta

37 - Há três anos tenho dores na região da nuca e laterais da minha cabeça, são fortes e fico tão apreensiva com a dor, que me dá vontade de bater com ela na parede, uma vez que não passa com medicação nenhuma. O que pode ser? Sou hipertensa e já fiz três angioplastias e 7 cateterismos.

+ Clique para ler a resposta

38 - Há algum tempo tenho tido algumas crises de lombalgia, mas por orientação médica comecei a fazer musculação. Melhorou, mas de vez em quando sinto algumas dores, mais não comparadas com as que eu sentia anteriormente, pois ficava até mesmo de cama. Fui aconselhada a procurar a ajuda de um neurologista, pois lombalgia está ligada aos nervos. Então, gostaria de saber se está orientação procede? Se realmente o meu problema poderá ser solucionado por este profissional?

+ Clique para ler a resposta

39 - Tenho muitas dores nas pernas e faço todos os exames e não descobrem o que é. Tenho 1,53 e meu peso é 56 quilos e já cheguei a 82,5 com uma dieta balanceada eliminei esses quilos a mais, mesmo assim, minhas pernas doem. Tenho estopenia, labirintite. O que devo fazer?

+ Clique para ler a resposta

40 - Tenho artrite reumatóide e sinto muita dor nos pulsos o que fazer para aliviar a dor? Algum alimento piora a dor? Que tipo de exercício físico ajuda contra a dor? Tomo corticóide.

+ Clique para ler a resposta

41 - Sinto sempre uma dor no lado direito e esquerdo do abdômen, como se fosse uns beliscões dos dois lados. A dor vem todo mês uma ou duas semanas antes da menstruação. Às vezes quando estou sentada em lugar baixo e vou levantar dói muito o beliscão e quando vou espirrar. A dor fica situada dos dois lados como se fosse nas trompas. O que será isto?

+ Clique para ler a resposta

42 - Tive períodos constantes de dores de cabeça fortíssimas, de não conseguir raciocinar, ficar de cama mesmo, e para agravar a situação passava o dia vomitando, o que agravava mais ainda a dor de cabeça. Procurei um neurologista e um oftalmo, mas não estou satisfeita. Tenho que fazer algum exame específico?

+ Clique para ler a resposta

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home