Tel: +55 11 5904-2881 - Whatsapp: +55 11 97572-1403

Capítulo Brasileiro da Internacional Association for the Study of Pain - IASP


Palavra do Presidente


Carlos Marcelo de Barros
Presidente da SBED - 2024/2025

Prezados membros da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED),

É com grande honra, entusiasmo e senso de responsabilidade que assumo a presidência da SBED para o biênio 2024-2025. Estamos vivendo um momento de inflexão na medicina da dor, com avanços significativos e uma crescente conscientização por parte dos profissionais de saúde e pacientes sobre a importância do manejo eficaz da dor.

Observamos uma transformação na abordagem da dor, impulsionada pelo entendimento mais aprofundado e pelo desenvolvimento de novos tratamentos.

Acreditamos na capacitação dos pacientes, proporcionando informações acessíveis e compreensíveis sobre a dor. Quanto mais os pacientes entenderem sobre sua dor, melhor poderemos colaborar no desenvolvimento de estratégias de tratamento mais eficazes e acessíveis.

Reconhecemos a importância da sustentabilidade para garantir que a SBED continue sendo uma força motriz na medicina da dor. Buscaremos parcerias estratégicas, novos serviços, patrocínios e melhorias na gestão para assegurar nosso equilíbrio financeiro.

A SBED carrega em seus alicerces a abordagem multiprofissional e multidisciplinar da dor, envolvendo todos os profissionais que lidam com pacientes que sofrem de dor crônica e aguda. Reforçaremos essa integração para proporcionar tratamentos mais abrangentes e eficazes aos pacientes.

Introduziremos projetos inovadores, incluindo a certificação e acreditação de centros de dor, um manual de codificação de procedimentos de dor e o ambicioso projeto Brasil Sem Dor. Este último visa fomentar a discussão para a criação de leis que promovam um ambiente favorável ao desenvolvimento da medicina da dor, tanto no âmbito educacional dentro e fora das universidades quanto nas políticas públicas de assistência à população.

A Brazilian Journal of Pain (BrJP) é um pilar vital em nossa comunidade científica, sendo o maior patrimônio da SBED. Buscaremos ampliar sua indexação para todas as plataformas científicas, fortalecendo seu papel como uma publicação de destaque na disseminação do conhecimento na área da dor.

Conto com o apoio e a participação ativa de todos os membros da SBED para tornar realidade essas iniciativas. Juntos, continuaremos a avançar na fronteira da medicina da dor, proporcionando melhores cuidados e promovendo uma qualidade de vida mais elevada para todos.

 

Atenciosamente,

Carlos Marcelo de Barros
Presidente da SBED - 2024/2025.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home