Tel: +55 11 5904-2881 - Whatsapp: +55 11 97572-1403

Capítulo Brasileiro da Internacional Association for the Study of Pain - IASP


Nossa História

Sinopse Histórica da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor-SBED

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - SBED foi fundada por iniciativa de um grupo de médicos que participou do 1º Simpósio Brasileiro de Tratamento da Dor, realizado em São Paulo no dia 22 de outubro de 1982. A fundação oficial se deu às 20h00 do dia 29 de agosto de 1983, em reunião que se realizou no Centro Integrado da Dor, à rua Baltazar da Veiga, 490, em São Paulo, sob a coordenação dos neurocirurgiões Jorge Roberto Pagura e Moacir Schnapp. Em 31 de agosto de 1984, durante o Congresso Mundial da Dor, realizado em Seattle-USA, a SBED foi reconhecida como Capítulo Brasileiro (IASP Brazilian Chapter) da Sociedade Internacional para o Estudo da Dor Internacional Association for the Study of Pain IASP.

A primeira Diretoria da SBED foi assim constituída:

  • Presidente: Moacir Schnapp
  •  Vice-Presidente: Jorge Roberto Pagura
  •  Primeiro Secretário: Antonio Luiz P. Catai
  •  Segundo Secretário: Mário Luiz Giublin
  •  Primeiro Tesoureiro: Maria de Lourdes C. Costa
  •  Diretor Científico: Sérgio H. Ferreira

O primeiro simpósio organizado pela SBED denominou-se Simpósio Internacional de Estudo da Dor e foi realizado em São Paulo, no período de 25 a 27 de novembro de 1985. Continuam sendo realizados vários Congressos Brasileiros de Dor - CBDor.

A SBED, com o passar dos anos, tem aglutinado profissionais de várias especialidades, interessados no estudo e tratamento da dor. Atualmente seu quadro associativo é composto de associados.

Atualmente a SBED encontra-se empenhada em cumprir alguns objetivos de vital importância. Entre estes podemos citar: Programa amplo de educação continuada de dor; implantação de normas para funcionamento de centros de treinamentos em dor e titulação dos especialistas já existentes; inclusão nos currículos de graduação e pós-graduação do tema dor, valorização das regionais, edição do livro texto da SBED, valorização da revista Dor, Pesquisa, Clínica e Terapêutica; reformulação e atualização do web site da SBED, entre outros.

Para dados históricos mais pormenorizados sobre a SBED, os interessados poderão consultar as seguintes fontes:
1.CASTRO AB. TRATAMENTO DA DOR NO BRASIL: Evolução histórica. Curitiba: Editora Maio, 1999
2.Via Internet, a partir de setembro do corrente ano: CASTRO AB. HISTORY OF PAIN IN BRAZIL John C. Liebeskind History of PainColletion. HISTORY OF PAIN ARCHIVE. university of California. Los Angeles, California, USA.


Missão, Visão e Valores


Missão

Promover com excelência e ética o estudo da dor, atuando com pioneirismo, compartilhando conhecimentos com outras especialidades, associando ensino e pesquisa clínica, valorizando a participação multiprofissional e multidisciplinar na assistência humanizada, visando a prevenção e o bem-estar com qualidade de vida.


Visão

Manter e ampliar o nível da nossa sociedade, trazendo reconhecimento nacional e internacional. Compartilhar cada vez mais o conhecimento, ampliar a qualificação de multiprofissionais, objetivando assim, um mundo melhor e sem dor.


Valores

1. Acreditamos no que fazemos, pois fazemos com amor e dedicação.
2. Acreditamos que o estudo da dor é um assunto de grande importância. Viver bem, sem dor, traz satisfação pessoal e prazer em viver.
3. Acreditamos na humanização, na valorização de vida, pois não só nos comprometemos a trazer um excelente resultado com nossos estudos, mas colocamo-os em prática porquê acreditamos na vida.
4. Acreditamos num amanhecer melhor, com mais prosperidade e alegria e é isso que a SBED quer, fazer você sorrir sem dor.
5. Acreditamos na importância de trazer a simplicidade para a vida das pessoas. Um simples caminhar no parque, um trabalho mais produtivo, uma vida social mais afetiva, um novo recomeço.
6. Mas acima de tudo a SBED acredita em você, pois você é a SBED e a SBED é você!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home