Tel: +55 11 5904-2881 - Whatsapp: +55 11 97572-1403

Capítulo Brasileiro da Internacional Association for the Study of Pain - IASP


Assessoria

Assessoria em comunicação da SBED destinado ao apoio a jornalistas e profissionais da mídia: dor@dor.org.br

Press Release

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor

Entidade reúne profissionais de várias áreas da saúde para estudar e promover tratamentos da dor crônica. A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) é uma entidade sem fins lucrativos, que conta com profissionais de várias áreas de saúde. Fundada por um grupo de médicos em agosto de 1983, tem como objetivo desenvolver pesquisas e estimular estudos sobre a ocorrência e o tratamento da dor crônica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor crônica é, em geral, fruto de uma lesão ou disfunção do Sistema Nervoso Central (SNC).

Somente nos Estados Unidos, acarreta um prejuízo anual de 550 milhões de dias de trabalho perdidos. No Brasil, embora não existam pesquisas amplas sobre o tema, sabe-se que esse problema acomete milhões de pessoas. Por aqui, também há pouca informação sobre a dor crônica, o que prejudica sua identificação.

Por isso a SBED, representante nacional da International Association for the Study of Pain (IASP), tem promovido campanhas para esclarecimento dos médicos e pacientes e desenvolvido programas, junto a organizações governamentais, para o melhor atendimento dos doentes com dor em estados terminais.

O objetivo é fazer com que o profissional de saúde se informe sobre essa doença e mostre ao paciente que ela poderá ser tratada como são, por exemplo, a cefaleia, a hipertensão, a diabetes e a epilepsia. A entidade também promove e estimula o intercâmbio com sociedades envolvidas no estudo e tratamento da dor. Profissionais de qualquer área podem ser sócios da SBED ou mesmo instituições que compartilhem com o objetivo de aliviar o sofrimento dos doentes de moléstias agudas e crônicas, como as neurológicas, músculo-esqueléticas, câncer e doenças infecciosas(AIDS, herpes-zóster e hanseníase), entre outras.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home