Tel: +55 11 5904-2881 - Whatsapp: +55 11 97572-1403

Capítulo Brasileiro da Internacional Association for the Study of Pain - IASP


2014/2015 Ano Mundial Contra a Dor Neuropática

Prezado colega da SBED:

A IASP inicia neste outubro de 2014 a campanha do Ano Mundial de Combate a Dor com o tema DOR NEUROPÁTICA, que substitui o da Dor Orofacial. Portanto, nós da SBED, capítulo brasileiro da IASP, damos inicio ao Programa Brasil do Ano Mundial de Combate à Dor Neuropática, que irá até outubro de 2015. Lembre-se que as informações referentes às campanhas anteriores permanecem disponíveis, em português, no site da SBED.

Mensagem do Presidente

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Capítulo Brasileiro da International Association for the Study of Pain - IASP


Prezado colega da SBED:

A IASP inicia neste outubro de 2014 a campanha do Ano Mundial de Combate a Dor com o tema DOR NEUROPÁTICA, que substitui o da Dor Orofacial. Portanto, nós da SBED, capítulo brasileiro da IASP, damos inicio ao Programa Brasil do Ano Mundial de Combate à Dor Neuropática, que irá até outubro de 2015. Lembre-se que as informações referentes às campanhas anteriores permanecem disponíveis, em português, no site da SBED.

Dor neuropática destaca-se por estar presente em quase todas as áreas profissionais e especialidades relacionadas à dor. Certamente já foi abordada em campanhas anteriores, inclusive na última sobre Dor Orofacial. Entretanto, pela complexidade, amplitude, importância e desafio ao tratamento, esse tema justifica-se perfeitamente, permitindo realçar com mais profundidade suas características.

Inúmeras condições podem contribuir para esse tipo de dor, desde traumatismos periféricos até doenças crônicas como diabetes mellitus ou virais, como o herpes zoster. O Programa Brasil da SBED visa reunir opiniões e participação de profissionais e especialistas da área, incluindo o Comitê de Dor Neuropática da SBED, de modo a ampliar a discussão e a conscientização desse problema aqui em nosso país, que não é insignificante, como mostra estudo epidemiológico brasileiro realizado em São Luis, Maranhão, em que cerca de 10% das pessoas entrevistadas têm sinais e sintomas compatíveis com dor neuropática. Esse é um número considerável de pacientes, e que possivelmente se repete em outras regiões do país.

A SBED disponibiliza, gratuitamente em seu site, o logotipo da campanha, além de todas as informações referentes à mesma, incluindo as tradicionais fichas técnicas em português, em seu Programa Brasil do Ano Mundial de Combate à Dor Neuropática. Em 2012 foi editado o livro Dor Neuropática: avaliação e tratamento, decorrente de consenso coordenado pela SBED, que ainda tem exemplares disponíveis, os quais disponibiliza aos seus associados. Utilize e divulgue todo o material da campanha.

Além disso, lembro que a SBED apoia financeiramente eventos relacionados ao tema do ano mundial, desde que realizados por ligas de dor e regionais da SBED, e que sejam aprovados pelo Comitê de Dor Neuropática e pela diretoria da SBED, a exemplo do que foi feito no programa de combate à Dor Orofacial, que ora finda.

Mobilize-se, vamos difundir a campanha por todo o Brasil e contribuir para a conscientização de pacientes, médicos, profissionais e gestores da saúde. Desejo a todos um bom Programa Brasil de Combate à Dor Neuropática!

Cordialmente,

José Tadeu Tesseroli de Siqueira Presidente da SBED.

Referências bibliográficas:

1 - de Moraes Vieira EB, Garcia JB, da Silva AA, Mualem Araújo RL, Jansen RC. Prevalence, characteristics, and factors associated with chronic pain with and without neuropathic characteristics in São Luís, Brazil. J Pain Symptom Manage. 2012 Aug; 44(2):239-251.

2 - Siqueira JTT. A dor dos brasileiros de acordo com os estudos epidemiológicos populacionais disponíveis: o que sabemos? Revista Dor 2013 Out-Dez; 14(4): 237-238.

Depoimentos

A dor neuropática acomete milhões de pessoas no mundo, levando a incapacidade e importantes limitações devido a dor. A importância do Ano Mundial contra a Dor Neuropática , não está somente no alívio das dores mas também em alertar a comunidade profissional sobre a importância de um diagnóstico correto e precoce e assim unidos poderemos enfrentar este grande desafio que é a Dor Neuropática!

Profª. Drª. Lia Rachel Chaves do Amaral Pelloso
Universidade Federal do Mato Grosso

Importância do Ano Mundial Contra a Dor Neuropática. Epidêmica é a palavra que melhor define a realidade da dor neuropática no mundo. Indiferença e o paradigma que tem de se quebrar.

Dr. Maruãn Omais

A dor nos acompanha desde quando nascemos e se torna mais presente quando envelhecemos, adquirindo características típicas da natureza neuropática pelo desgaste ou lesão de nossas vias sensitivas. Por enquanto os tratamentos apenas fazem com que convivamos melhor com ela. Dedicar um ano para melhor conhecê-la e controlá-la é um bom começo.

Osvaldo JM Nascimento
UFF-RJ


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home