Tel: +55 11 5904-2881 - Whatsapp: +55 11 97572-1403

Capítulo Brasileiro da Internacional Association for the Study of Pain - IASP


Concentre-se em expectativas não-explícitas

Estudo recente da Universidade de Würzburg afirma que as expectativas são muito poderosas sobre o que ocorre as pessoas. Pacientes obtiveram comprimidos que não têm nenhum ingrediente ativo, placebo, acreditando firmemente que tivessem tomando uma droga eficaz e os resultados foram surpreendentes. Eles realmente melhoraram depois do uso da medicação. Apenas as suas expectativas estavam em jogo, pois as expectativas alteraram a percepção da dor. Para Katharina Schwarz, autora do estudo que geralmente estuda como as expectativas influenciam a percepção e comportamento.

"Concentre-se nas expectativas não-explícitas", diz ela. São estas expectativas que as pessoas têm, mas não são conscientes que determinara. Concentre-se em expectativas não-explícitas.

Katharina Schwarz quer avançar neste campo de pesquisa na Universidade de Würzburg e se concentrar em processos de expectativa não-explícitas, também. Estas são expectativas que as pessoas têm, mas não são conscientes, mas determinarão o desempenho geral do indivíduo, inclusive o docual. Aqueles indivíduos que acreditam serem capazes de enfrentar o sofrimento sairam-se melhor do que aqueles que imaginavam que não iriam suportar.

(Fontes e Referências: Katharina A. Schwarz, Roland Pfister, Christian Büchel. Rethinking Explicit Expectations: Connecting Placebos, Social Cognition, and Contextual Perception. Trends in Cognitive Sciences, 2016; DOI: 10.1016/j.tics.2016.04.001)

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home