Tel: +55 11 5904-2881 - Whatsapp: +55 11 97572-1403

Capítulo Brasileiro da Internacional Association for the Study of Pain - IASP


Três Grandes Mitos sobre a Dor


A dor é completamente democrática. Pode atingir tantos os idosos quanto os jovens e crianças. Quando é aguda, ela é um sinal de alerta, diz que alguma coisa não vai bem no organismo. Quando se torna crônica, então é doença.

A dor crônica pode ter muitas razões para existir, desde as doenças reumáticas, como a artrite e artrose (e existem mais de 120 tipos de doenças reumáticas), passando pela dor oncológica até a famosa enxaqueca.

O surpreendente é que a dor atinge a espantosa marca de 30% da população do mundo.

Nosso objetivo, com a SBED – Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor 
– É trazer informações e métodos, sobre hábitos de vida, atividades, consumo de medicamentos, para minimizar e/ou aliviar a dor. Qualquer pessoa, sem nenhuma restrição, pode se filiar à  SBED  

Então, nesse nosso primeiro encontro aqui no SAÚDE&LIVROS, vamos falar sobre três grandes mitos.

O médico só deve ser procurado quando a dor é insuportável. 
Mito - Procure ajuda ao menor sinal de dor crônica.

Evitar o movimento, a atividade física. 
Mito -  Mesmo com dor, a atividade física regular vai lubrificar articulações, fortalecer a musculatura e evitar que os músculos próximos à região que dói se tornem ainda mais tensos. O exercício deve ser leve, moderado e indicado por um profissional. Mas tem que fazer parte do cotidiano de quem está sofrendo com a dor, progressiva e individualizadamente.

Não acreditar na fisioterapia. 
Mito - Três vezes por semana, duas semanas... e muita gente se cansa de ir para a fisio porque pode acreditar não estar tendo resultados. Mas está. Se insistir, a recompensa será grande. A fisioterapia, hoje, com seus conhecimentos e técnicas, faz verdadeiros milagres. Então, troca-la por medicamentos ou mesmo por cirurgia, apenas para obter resultados mais rápidos, pode ser um erro que acabará tendo outras consequências.


Fontes e Referências

Dr. Irimar de Paula Posso - Presidente da SBED
Portal SAÚDE&LIVROS - by  Isabel Fomm de Vasconcellos 
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home