Tel: +55 11 5904-2881 - Whatsapp: +55 11 97572-1403

Capítulo Brasileiro da Internacional Association for the Study of Pain - IASP


Baixas temperaturas causam maior incidência de dores no corpo


Entenda porque, nesta época do ano, os incômodos são mais comuns e saiba como se prevenir


Com as baixas temperaturas do inverno, as pessoas mudam os hábitos diários e acabam se movimentando menos, o que desacelera o metabolismo. Essa inatividade pode causar dores musculares agudas, com maior frequência. Pesquisas mostram que a incidência de dores musculares aumenta em até 20% nesta época do ano.

De acordo com a coordenadora do Comitê Dor e Movimento, da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, Dra. Josimari De Santana, o corpo humano tem alguns mecanismos para proteção de sua integridade física, entre as estratégias, o principal sinal de alerta manifesta-se pela dor. "Diferentes estímulos podem ativar receptores que resultam em uma dor potencial interpretada no córtex cerebral. O frio intenso seria um destes estímulos potencialmente dolorosos", afirma a especialista.

Esse incômodo causado pelo frio é sentido com mais frequência em pacientes com mais de 60 anos, com problemas de coluna, ou recém-operados. Mas muitas vezes, pessoas que não apresentam nenhum dos fatores acima, podem sentir dores de tanto se contrair.

"Existem algumas formas de driblar essas dores, como vestir-se adequadamente e movimentar-se, assim, a temperatura do corpo aumenta e as dores que o inverno causa serão evitadas." Afirma o fisioterapeuta e secretário do Comitê Dor e Movimento da SBED, Dr. Heráclito Fernando Gurgel Barboza.

A diretora secretária e coordenadora científica do Comitê Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, Dra. Juliana Barcellos de Souza, complementa ainda que a umidade pode ter também uma parcela de culpa para a dor que sentimos no inverno. "Há indicativos de que a variação de pressão proporcionada pelo clima úmido possa ser estímulo nociceptivo (potencialmente doloroso)."

Os avanços da tecnologia trazem alternativas no combate às dores. A novidade que surge no mercado brasileiro é o Helical. Trata-se de um pequeno disco de silicone, fabricado com nanotecnologia japonesa que promete aliviar as dores musculares, através de um leve aquecimento local.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, Dr. Irimar de Paula, explica que tratamentos alternativos que utilizam dispositivos mecânicos para controlar a dor, são geralmente considerados seguros por terem efeitos adversos mínimos. "Esse produto é totalmente inerte e não contém nenhum medicamento de qualquer tipo."

A consumidora Júlia Omori relatou melhora nas dores no pescoço, braços e costas. "E para minha surpresa, ao usar o Helical para dor nas costas, até a dor no joelho acabou também. Além disso, houve melhoras significativas nas dores musculares dos conhecidos e parentes para quem indiquei Helical."


Fontes e Referências


Comitê Dor e Movimento da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home