Projeto Brasil sem Dor
Brasil sem DOR
A campanha nacional BRASIL SEM DOR está sintonizada com o compromisso dos diversos profissionais responsáveis pelo controle da dor e pelo alívio do sofrimento dos pacientes.
Nesta iniciativa, a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) propõe medidas efetivas para enfrentar o subtratamento da dor, aprimorar sua avaliação e monitorar a qualidade da terapia da dor nas unidades de saúde.
O adequado controle da dor é reconhecido como essencial para o atendimento global do paciente. Especialistas e agências de acreditação estão cada vez mais empenhados em garantir o controle da qualidade do tratamento da dor nos hospitais, serviços de assistência primária, secundária, terciária e quaternária, pública e privada.
Com a aferição adequada e sistemática da presença da dor, de sua intensidade, e da qualidade de vida dos pacientes, os hospitais e serviços de assistência podem acompanhar melhor a recuperação do paciente, fazer ajustes no tratamento, atenuar os efeitos colaterais do tratamento, diminuir o tempo de internação e reduzir custos.
A dor é uma questão de saúde pública especialmente no Brasil, sobretudo pelos problemas socioeconômicos. Estudos mostram sua associação a baixa renda, menor escolaridade, alcoolismo, gênero feminino e alterações de saúde mental.