Tel: +55 11 5904-2881 - Whatsapp: +55 11 97572-1403

Capítulo Brasileiro da Internacional Association for the Study of Pain - IASP


Dicas para aliviar as dores da fibromialgia


Mais da metade das pessoas com fibromialgia experienciam grandes dificuldades para dormir. Você pode ter dificuldade de pegar no sono ou acordar várias vezes durante a noite. Ou talvez não passe tempo suficiente nos estágios mais pesados do sono. Ou possivelmente sofre dos três. Não importa quais são precisamente seus problemas pra dormir, mas sim que você os tem. A falta de noites de sono apropriado apenas agravará sua dor crônica e fadiga.

Encontrar a solução para seu problema de sono não vai curar sua fibromialgia, mas vai reduzir as dores e o cansaço. E como esses são, sem dúvida, os sintomas mais debilitantes de fibromialgia, resolvê-los já pode ser consolador o suficiente.


A Importância do Sono Quando Você Tem Fibromialgia


O sono tem muito mais valor do que apenas descansar. Dormir tem uma importância enorme, psicológica e bioquimicamente. Algumas poucas razões pelas quais seu corpo precisa de uma boa noite de sono incluem:

  • Dormir permite o corpo que repare os tecidos.
  • Dormir auxilia em uma melhor saúde física e mental.
  • Alguns hormônios essenciais – hormônios do crescimento, por exemplo- são secretados durante o sono ou durante breves momentos antes de acordar.
  • Aumenta a concentração e diminui o cansaço. Falta de um descanço de qualidade pode induzir o que é as vezes chamado de “fibro fog” (extrema dificuldade de se concentrar devido ao cansaço extremo causado pela fibromialgia).
  • Vários pesquisadores acreditam que pessoas que sofrem de fibromialgia não conseguem ter um sono profundo por tempo suficiente. Basicamente, pesquisadores do sono identificaram três tipo de sono – sono leve (estágios 1 e 2), sono pesado (estágios 3 e 4), e sono REM (movimentos rápidos dos olhos).
Se você não consegue ter bastante tempo de sono profundo, seu corpo diminui a produção de hormônios importantes. A diminuição dessa produção de hormônios pode aumentar a dor.

De forma similar, se você não experiencia sono REM o suficiente, seu corpo pode produzir menos cortisol (apesar desse hormônio, que controla pressão sanguínea e açúcar no sangue, poder ser liberado a qualquer momento durante o sono. Pessoas com fibromialgia podem ter níveis mais baixo de cortisol, o que contribui para uma fadiga excessiva.


7 Dicas Para Melhorar o Sono na Fibromialgia

 Anti-depressivos
Algumas pessoas descobrem que baixas dosagens de anti-depressivos tricíclicos auxiliam em um sono mais pesado. Os remédios fazem as pessoas sentirem-se cansadas e caírem no sono. Converse com seu médico sobre possíveis efeitos colaterais.

Não assista televisão ou navegue na internet imediatamente antes de ir para cama.
Essas atividades aumentam a atividade cerebral, tornando mais difícil cair no sono imediatamente após as mesmas.

Exercite-se
Sua dor e cansaço podem dificultar que você se exercite, mas exercícios leves podem ajudar a promover um sono mais restaurador.

Suplementos herbais.
Valeriana, kava kava, e melatoninasão medicamentos alternativos que ajudaram algumas pessoas a dormir. Valeriana ajuda com insônia, kava kava também trata insônia, além de stress e ansiedade, e a melatonina ajuda a restaurar o ritmo natural do corpo, fazendo com que dormir se torne mais fácil.

Escolha do colchão
Se você não está dormindo em uma cama que permita uma boa noite de sono, você pode ter que ir as compras por um novo colchão Há uma enorme variedade de colchões disponíveis que fazem uma grande diferença na qualidade do seu sono.

Remédios para dormir
Existe uma variedade enorme de remédios aprovados para desordens do sono, incluindo zolpidem (Ambien) e eszoplicone (Lunesta). Consulte seu médico especialista.

Simule a respiração de sono profundo
Essa respiração pode “enganar” seu corpo à pegar no sono através da mímica da respiração dos estágios mais profundos de sono. Você se sentirá relaxado e terá maior facilidade para dormir.
Se está experienciando problemas para dormir, fale com seu médico. Juntos vocês podem determinar as melhores opções de tratamento para que você consiga o sono de qualidade que precisa e consiga diminuir os sintomas da fibromialgia.

Se está experienciando problemas para dormir, fale com seu médico. Juntos vocês podem determinar as melhores opções de tratamento para que você consiga o sono de qualidade que precisa e consiga diminuir os sintomas da fibromialgia.


Fontes e referências

Dr. Hong Jin Pai - Acupunturista e membro da SBED


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home