O que é a dor facetária ou artrose da articulação das facetas?
A artrose da Articulação facetária (dor facetária) é uma das causas comuns de dores na parte inferior das costas e no pescoço em adultos.
A dor facetária é uma patologia em que as pequenas articulações, chamadas facetas, na parte de trás da espinha sofrem com artrose e se tornam dolorosas, semelhante ao modo como a artrose no joelho ou nos quadris é dolorosa.
As articulações conectam os ossos que se alinham para formar a espinha. Articulações saudáveis deslizam livremente e permitem o movimento. O processo natural de envelhecimento, lesões, artrite e certas condições da coluna podem mudar a maneira com que as articulações facetarias se movem e levam a dor e ao movimento restrito. Tais sintomas são conhecidos como síndrome da articulação facetaria.
A artrite da articulação facetária também é conhecida como artropatia facetaria e espondilose.
Para a maioria das pessoas, os sintomas da síndrome da articulação facetaria são aliviados com medicamentos e fisioterapia. Um processo para proporcionar resultados mais duradouro, a neurotomia por radiofrequência (rizotomia por radiofrequência), utiliza o calor para ‘”desligar” um nervo e impedi-lo de captar sinais de dor.
Medicamentos, fisioterapia e neurotomia por radiofrequência podem aliviar os sintomas da síndrome restaurar o movimento livre de dor para que possa retomar a maioria de suas atividades favoritas e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
O que são as articulações facetarias?
As articulações facetarias conectam os corpos vertebrais, ou ossos, na espinha um com o outro e ajudam a manter a espinha estável com movimentos normais.
As articulações facetarias são revestidas com cartilagem, contém uma pequena dose de fluído de articulação, e estão envoltas por uma capsula articular.
Há um par de articulações facetarias em cada nível e eles são nominados a partir dos corpos vertebrais que eles conectam. Por exemplo, a articulação da faceta L4/5 conecta os corpos vertebrais lombares (L4 e L5)
Anatomia da coluna vertebral
A coluna vertebral é composta por uma série de ossos chamados vértebras. Uma coluna saudável tem três frentes naturais para fazer curvas. A coluna cervical situa-se no pescoço, da coluna torácica é na parte superior das costas, a coluna lombar forma a curva abaixo da cintura na parte inferior das costas.
Com a exceção das duas primeiras vértebras, um par de articulações conecta cada um dos ossos da coluna vertebral. As articulações proporcionam estabilidade e permitem uma movimentação da coluna.
As superfícies dos ossos nas articulações são cobertas por cartilagem. A cartilagem forma uma superfície lisa para que os ossos deslizem durante o movimento.
Uma membrana chamada sinovial fica alinhada nas articulações facetarias. A Sinovial secreta um líquido espesso chamado líquido sinovial. Este líquido atua como um amortecedor e um lubrificante entre os ossos nas articulações. O fluido sinovial reduz o artrito entre os ossos e evita o ‘desgaste e ruptura’.
Como se desenvolve a Artrose da Articulação das Facetas
Cada articulação da faceta está revestida com uma cartilagem, e com o tempo essa cartilagem se desgasta.
Como resultado, a articulação ficará inflamada e irá desenvolver osteófitos, ampliando a articulação. Isto é também chamado de hipertrofia conjunta da faceta.
Estas alterações podem ser devido a uma variedade de fatores, mas geralmente qualquer coisa que coloque maior pressão sobre a articulação facetaria ao longo do tempo, como o trabalho manual, a obesidade, falta de exercício e de condicionamento físico, vai levar a alterações degenerativas na articulação.
Fatores genéticos também podem influenciar mesmo na ausência destes fatores.
Causas de dor facetaria
O processo natural de envelhecimento pode causar um desgaste da cartilagem óssea nas articulações levando a o dor óssea na fricção de osso e a restrição de movimento.
Algumas condições da espinha como artrite, danos, infecção, degeneração e compressão do nervo podem contribuir para Síndrome da Articulação Facetaria.
Onde ocorre a Artrose da Articulação das Facetas
A Artrite da faceta comum normalmente ocorre na região lombar ou coluna lombar. A artrose corre também no pescoço ou coluna cervical, e, em menor medida, na parte superior das costas, ou coluna torácica.
As articulações da faceta inferiores, tais como L3 / 4, L4 / 5 e L5 / S1, são mais suscetíveis de apresentarem artrose das facetas porque eles carregam o maior peso em comparação com outras áreas da coluna vertebral.
Quais são os sintomas da Artrose da Articulação das Facetas
Na coluna lombar, os sintomas são tipicamente dor na parte inferior das costas, que pode ser acompanhada por uma radiação da dor para as nádegas ou parte de trás das coxas.
Na coluna cervical, os sintomas são tipicamente dores cervicais, que pode vir a se espalhar para os ombros, parte superior das costas ou para a parte de trás da cabeça. Inclinar-se para trás e a rotação da coluna normalmente agravam a dor.
Diminuição da coluna vertebral flexibilidade e espasmo muscular frequentemente acompanham a dor.
Como diagnosticar a Artrose da Articulação das Facetas
O próprio histórico médico e exame físico podem sugerir artrite facetaria.
Raios-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem confirmar a presença de artrite; no entanto, a artrite comum da faceta é apenas uma causa potencial de dor lombar ou da garganta.
Se os tratamentos de intervenção são planejados, injeções de diagnóstico com anestésicos locais são necessários para confirmar que a fonte da dor é as facetas.
Quais são as opções iniciais de tratamento para a dor da Artrose das Facetas
Medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou outros medicamentos para a dor, modificação das atividades, perda de peso, fisioterapia, e exercício físico regular tudo pode ser útil na redução da dor.
Como as dores nas costas e pescoço podem ter várias causas, em primeiro lugar deve-se confirmar se as articulações da faceta são a fonte da dor. Para determinar se as articulações estão causando dor, um diagnóstico com uma injeção de anestésico local pode ser realizada, quer na faceta comum, ou em torno dos nervos que sentem a dor na articulação da faceta.
Esses nervos são chamados de nervos ramo medial. Se a dor é reduzida por esta injeção de diagnóstico, em seguida, um processo chamado de rizotomia é realizado.
Quais são as opções se os tratamentos conservadores falharem
A maioria das pessoas com síndrome da articulação facetaria conseguem alívio dos sintomas com medicação, modificação de atividade, e fisioterapia. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides que não precisam de receita podem ajudar a reduzir a dor e inchaço. O seu médico pode prescrever medicação para a dor ou relaxante muscular.
Você poderá ser encaminhado à fisioterapia para aprender posturas corretas para usar quando estiver em pé, andando, ou realizando outras atividades. Você pode aprender novas maneiras de realizar atividades, tais como levantamento, para reduzir a quantidade de estresse nas suas costas. Os exercícios podem ajudar a aumentar a força e flexibilidade.
Medicação e fisioterapia podem não aliviar com sucesso os sintomas de algumas pessoas com a síndrome da articulação facetaria. Depois que um bloqueio da faceta confirmou que a junção da faceta é a origem da dor, uma neurotomia de radiofrequência (Rizotomia de radiofrequência) pode ser usada para fornecer um tratamento mais duradouro para a dor.
A neurotomia de radiofreqüência usa o calor para criar uma lesão no nervo que prejudica a sua capacidade de enviar sinais de dor. A dor não é sentida porque o nervo é ‘desligado’. Geralmente leva de três a quatro semanas para os nervos tratados morrerem completamente. Durante este período, o seu pescoço ou as costas podem ficar fragilizados. Você pode experimentar dor até que os nervos estejam mortos.
A neurotomia de radiofreqüência para a síndrome da articulação facetaria fornece tipicamente alívio dos sintomas por cerca de um ano. A fisioterapia pode ajudar a recuperar força e flexibilidade para que você possa retomar suas atividades favoritas. Se você sentir dor novamente, o tratamento pode ser repetido.
Como prevenir que a dor da Artrose da Articulação das Facetas retorne
Crises intermitentes são comuns na dor lombar crônica e dores cervicais. A melhor estratégia a longo prazo de tratamento consiste em realizar exercícios que restauram a saúde da coluna vertebral e a estabilidade regularmente.
Com a orientação de um médico fisiatra, participar de um programa de exercícios para serem feitos em casa com foco em aumentar a força, resistência e flexibilidade será a melhor defesa contra a dor crônica.
Estou em risco?
A síndrome da articulação facetaria ocorre mais frequentemente em adultos mais velhos. Pessoas com artrite na espinha ou outras doenças degenerativas da coluna vertebral podem estar em risco de sofrer da síndrome.
Fontes e Referências
Dr. Hong Jin Pai - Membro da SBED e Coordenador do Comitê de Acupuntura em Dor da SBED
Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados
www.hong.com.br
Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados
www.hong.com.br